Empresa tem negócios no Peru e na Colômbia, e estuda entrar em outros países.
Com R$ 2 bilhões de receita anual, o Grupo Açotubo está consolidando sua expansão internacional. Parte dos investimentos de R$ 48 milhões feitos este ano pela empresa está sendo destinada a adquirir o controle de negócios nos quais era minoritária no Peru e na Colômbia. Agora, o grupo está olhando para outros países onde pretende montar escritórios de representação para aumentar as exportações, além de buscar oportunidades de aquisições na América Latina, como no México e nos Estados Unidos.
“A internacionalização foi muito importante para a gente porque somos uma empresa familiar de 50 anos e nunca tínhamos tido a experiência de buscar negócios no exterior”, diz Bruno Bassi, Presidente da Açotubo.

Bruno Bassi, CEO do Grupo Açotubo. (Foto: Divulgação)
Empresa chegou no Peru e na Colômbia
Líder em distribuição de aço no País, a Açotubo começou a procurar novos territórios para testar a expansão. Chegaram ao Peru e à Colômbia em 2021 e encontraram mercados bastante parecidos com o brasileiro que, além de usarem produtos similares, têm demanda em crescimento.
Foco é atuar em infraestrutura
“Toda a América Latina precisa muito de infraestrutura”, diz Bassi.
As operações nos dois países estão ligadas à Incotep, empresa do grupo que faz sistemas de ancoragem. A tecnologia é usada para sustentar grandes volumes de terra em obras, como garagens subterrâneas, paredes em rodovias e túneis de mineração.
Deixe um comentário